Todos os conteúdos de este curso foram desenvolvido no âmbito do Programa de Atracción de Talento Investigador a la Comunidad de Madrid, Ref. 2018-T1/HUM-12172

INFORMAÇÃO EM PORTUGUÊS SOBRE

Curso de Especialização em Pedagogia e Tecnologias da Voz e do Canto

Questões do foro académico

  1. Em que consiste?

Promover a formação continua especializada em tecnologias e práticas baseadas em evidencia cientifica de avaliação, análise, (re)habilitação e educação vocais, da voz falada e cantada.

  • Que grau confere?

Este é um curso de especialização, não conferindo grau académico próprio. Ser-lhe-á entregue um Diploma de Especialização em Pedagogia e Tecnologias da Voz e do Canto com 40 ECTs.

  • A quem se destina?

Especialistas em saúde (ex., ORL, foniatras, terapeutas da fala), professores (ex., professores de música, de voz, de audição e linguagem); profissionais da voz (ex., cantores, atores, jornalistas), e investigadores em voz.

  • Que requisitos académicos são necessários para a matrícula?

O candidato deverá ser detentor de uma Licenciatura ou equivalente, de acordo com os sistemas educativos dos países onde obtiveram o grau.

  • Aceitam-se graus obtidos no estrangeiro?

Os candidatos com graus obtidos no estrangeiro devem solicitar autorização para a frequência deste curso enviando um email com copia autenticada do diploma para autorizacionesfp@fundacion.uned.es de forma a pedir esta autorização.

  • É necessária a homologação do diploma em Espanha?

Não.

  • São necessários conhecimentos de Inglês?

Os materiais audiovisuais das aulas estarão gravados em Inglês, realizados por um painel internacional de professores. No entanto, estes materiais serão acompanhados de legendagem em Português. A tutoria do curso também será disponibilizada em Português, juntamente com os fóruns de acompanhamento. Contudo, é importante salientar que os materiais escritos e bibliografia de apoio poderá ser maioritariamente em inglês, sendo por isso aconselhável possuir conhecimentos suficientes para a compreensão dos mesmos. 

Questões do foro logístico

  1. Quais serão os materiais de aprendizagem necessários?

Os materiais de aprendizagem incluirão aulas em formato audiovisual, demonstrações práticas com recurso a hardware e software próprios, software de análise vocal, instruções escritas, relatórios escritos, enunciados de exercícios, resoluções de exercícios práticos e bibliografia especializada.

  • Quais os requisitos tecnológicos?

1. Um computador com sistema operativo Windows (para usuários de Mac será necessária a instalação de uma máquina virtual, ex. Parallels) e Microsoft Office; 2. Um microfone omnidirecional; 3. Uma placa de gravação de som (ex., Focusrite Scarlett Solo 3rd Gen Interface de Audio); 4. Auriculares; 5. Navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome porque a plataforma de aprendizagem a distancia é mais compatível com estes navegadores; 6. Quick Time Player (ou equivalente) para visualizar conteúdos multimédia; 7. Software de captura de ecrã (ex., Srecorder).

Para poder visualizar os conteúdos das aulas gravadas, terá que instalar  o plug-in gratuito de Adobe Flash Player.

  • O curso é integralmente lecionada a distância?

Sim. Estima-se uma dedicação diária ao curso de aproximadamente 2 horas de trabalho diário.

  • O processo de inscrição é exclusivamente online?

Sim em https://formacionpermanente.uned.es/tp_actividad/idactividad/11711

  • É necessário viver em Madrid?

Não. Dado que o curso é exclusivamente lecionado a distância, poderá acompanhá-lo de qualquer parte do mundo. No entanto é de salientar a existência de datas limite para entrega de trabalhos e tarefas que seguirão o fuso horário de Madrid.   

  • Existe um horário pré-definido?

Não. Os horários são feitos por si. Não há aulas presenciais e as temáticas serão apresentadas uma por semana, dentro de cada um dos módulos. Deste modo, a organização do trabalho é da sua responsabilidade. O curso terá aulas virtuais em inglês, lecionadas por um painel internacional peritos nas diferentes áreas do conhecimento associadas aos conteúdos do curso. No entanto, estas terão legendagem em Português, bem como textos de apoio e exercícios práticos em português. A tutoria do curso será feita também em Português para quem o solicite.

  • Quantas horas de dedicação ao curso por semana são necessárias?

São necessárias cerca de 2 horas de dedicação diária para completar satisfatoriamente este curso

  • Quanto dura o curso?

O curso realiza-se desde 18 de janeiro até 16 de julho.

  • Qual a data limite para efetuar a matrícula?

Até ao dia 15 de janeiro.

Questões do foro económico

  1. Qual o montante da propina?

1120 EUR

  • Até quando se poderá liquidar?

Poderá pagar a totalidade do curso no momento da matrícula ou em duas prestações, uma no ato da matrícula (60%) e outra até Março (40%).

  • Como fazer o pagamento?

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, transferência ou depósito bancário, no do Banco Santander.

  • Existe algum desconto?

Terá direito a um desconto de 10% sobre o valor total da propina os membros das seguintes associações com cuota atualizada: European Voice Teachers Association (EVTA), British Voice Association (BVA), National Association of Teachers of Singing (NATS), Associação Portuguesa de Professores e Profissionais da Voz (APVoz), Instituto Español de la Voz (IEVOZ), Colegio de Logopedas de Madrid, Asociación Española de Otorrinolaringología (SEORL), Colegium Medicorum Theatri (COMET), Confederationof European Otorhinoralyngology – Head and Neck Surgery, Members of VoiceFoundation, Asociación Española de Logopedia, Foniatría y Audiología (AELFA).

No ato da matricula deverá selecionar a opção “desconto” e posteriormente enviar a documentação que constitua prova de membro associado a pelo menos uma das associações acima indicadas.

  • Haverá necessidade de gastos adicionais?

Não. Todavia,  recomenda-se um investimento inicial numa placa de som externa ao computador e num microfone omnidirecional. Este investimento poderá chegar aos 150 euros, a não ser que queira investir em equipamento mais sofisticado.

  • Existem bolsas de estudo?

Não.